Internautas e políticos reagiram na manhã desta quarta-feira, 28, ao decreto assinado nesta ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que autoriza equipe econômica a privatizar o SUS (Sistema Único de Saúde).
O assunto está entre os mais comentados do Twitter nesta manhã, com mais de 18 mil comentários –a maioria esmagadora criticando o decreto em plena pandemia e chamando governo Bolsonaro de genocida. Muitos também saíram em defesa do SUS.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que irá preparar um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) para tentar barrar o decreto. “Esse cidadão divulgou decreto hoje TAMBÉM preparando “estudos para modernização de unidades básicas de saúde”. MENTIRA! ESSE HOMEM QUER PRIVATIZAR O SUS. Estou preparando um PDL para acabar com essa história!!!”
Esse cidadão divulgou decreto hoje TAMBÉM preparando "estudospara modernização de unidades básicas de saúde". MENTIRA! ESSE HOMEM QUER PRIVATIZAR O SUS. Estou preparando um PDL para acabar com essa história!!! pic.twitter.com/1xBxB4T7Yq
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) October 27, 2020
O candidato do PSOL a prefeito de SP, Guilherme Boulos, é um outro político que engrossou a lista com críticas a Bolsonaro. “Decreto de Bolsonaro entrega para equipe de Paulo Guedes privatizar e transformar as 39 mil unidades de saúde da famílía do país em ‘modelos de negócio’. Eles odeiam o SUS e a Saúde Pública!”.
Decreto de Bolsonaro entrega para equipe de Paulo Guedes privatizar e transformar as 39 mil unidades de saúde da famílía do país em "modelos de negócio". Eles odeiam o SUS e a Saúde Pública!
— Guilherme Boulos 50 (@GuilhermeBoulos) October 28, 2020
O jornalista José Trajano também atacou o decreto assinado por Bolsonaro: “Não bastasse os canalhas estarem destruindo o meio ambiente, a educação e o esporte, desrespeitando direitos humanos, as mulheres, os indígenas, quilombolas e a comunidade LGBTQIA+, querem agora privatizar o SUS. E na calada da noite. Não podemos nos calar!”
Não bastasse os canalhas estarem destruindo o meio ambiente, a educação e o esporte, desrespeitando direitos humanos, as mulheres, os indígenas, quilombolas e a comunidade LGBTQIA+, querem agora privatizar o SUS. E na calada da noite. Não podemos nos calar! pic.twitter.com/SNpXk3YoU2
— Ultrajano (@ultrajano) October 28, 2020
Confira abaixo mais reação ao decreto assinado por Bolsonaro que abre caminha para privatização do SUS:
70% da população depende do SUS. Pensar em privatizar o SUS no meio de uma pandemia que atinge majoritáriamente pessoas que depende do SUS é mais uma atitude genocida desse governo.
No EUA q não tem o SUS por exemplo, a situação é crítica:https://t.co/AYDTbTXhFS
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) October 28, 2020
Você dorme e quando acorda… TENTAM PRIVATIZAR O SUS!#DefendamOSUS pic.twitter.com/mAi1mASSGS
— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) October 28, 2020
acordei hoje e já vi o governo se mexendo pra escrever uma nova constituição e privatizar o sus
— antifa lockhart (@visualglitch91) October 28, 2020
🔴 URGENTE: Jair Bolsonaro assinou decreto que autoriza equipe econômica a preparar modelo de privatização de unidades de saúde.
TÃO QUERENDO PRIVATIZAR O SUS EM MEIO A UMA PANDEMIA.
DEFENDAM O SUS.
— Haddad Debochado 🇧🇷🏡 (@HaddadDebochado) October 28, 2020
Privatizar o SUS? Mas que desgraça é essa bicho pic.twitter.com/yDThWnboyb
— bêbada (@bebadapravcs) October 28, 2020
#DefendaoSUS
Este é o decreto Nº 1053 de 26/10/2020Estaria Guedes e Bolsonaro tramando privatizar o SUS no meio da pandemia?
Parabéns ao gado que ama um sádico elitista, que odeia as minorias e os pobres… pic.twitter.com/4jnWyRowy1
— Bruce Wayne 🦇 (@BruceWayne_br) October 28, 2020
Privatizar o SUS nem pensar!
Se não fosse pelo SUS público e para todos, os efeitos do coronavírus no Brasil seriam ainda piores!
Só mesmo os torpes Bolsonaro e Guedes poderiam pensar em lucro diante da catástrofe da Covid-19!#DefendaoSUS pic.twitter.com/2Uf0vTcS2K— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) October 28, 2020
É inacreditável que o governo queira privatizar o SUS. Isso é uma irresponsabilidade. O Brasil precisa fortalecer o serviço público de saúde. Cerca de 150 milhões de pessoas dependem dele, principalmente os pobres. Privatizar o SUS é um ataque frontal à dignidade humana.
— Paulo Paim (@paulopaim) October 28, 2020
Governo de ext-direita quer acabar com o SUS. Não podemos permitir! Privatizar o SUS NUNCA! https://t.co/rHGYz4QgJa
— Lola Aronovich (@lolaescreva) October 28, 2020
Privatizar o SUS.
Campanha contra vacina.
Milhares de pessoas mortas pela pandemia.
É fato: a política estabelecida nunca foi pelo brasileiro vivo e bem. #SUSPublico
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) October 28, 2020
Bolsonaro não é louco. É um merda de um GENOCIDA.
Privatizar o SUS que é um direiro constitucional, em meio a uma Pandemia? 7 em cada 10 brasileiros dependem do SUS.
Ir contra a constituição não implica em impeachment, @RodrigoMaia?
Tira essa bunda de cima dos pedidos!!!! pic.twitter.com/rtxsQIIhfy— Astronauta Lírica (@astro_lirica) October 28, 2020
''bolsonaro quer privatizar o SUS em meio a uma pandemia''
eu: pic.twitter.com/jBO6chvw4t
— lonardo (@leonardokkkj) October 28, 2020
Entenda o decreto
O Decreto nº 10.530/2020, que já está em vigor, institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil para o período de 2020 a 2031 e autoriza a equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) a preparar modelo de privatização da atenção primária à saúde, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) –porta de entrada do SUS– de estados, municípios e do Distrito Federal.
No decreto, o governo Bolsonaro argumenta que o avanço na articulação com o sistema privado de saúde vai aperfeiçoar o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população.
A medida foi recebida com críticas pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), por representar uma ameaça à universalidade do atendimento à saúde, prevista na Constituição.
< a href="https://catracalivre.com.br/cidadania/web-ataca-decreto-de-bolsonaro-que-permite-privatizar-o-sus/"> Políticos e web atacam decreto de Bolsonaro que permite privatizar o SUS publicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário