Na madrugada do último sábado, 24, uma mulher de 30 anos sofreu um estupro coletivo em Itatiba (SP). A vítima foi levada por um grupo de 12 homens para um matagal e violentada. A Guarda Municipal recebeu um chamado de estupro e prestou socorro, mas ninguém foi preso.

Ela, que mora em Jundiaí, foi levada à Santa Casa da cidade, onde recebeu os cuidados, realizou os exames periciais e informou ser portadora do vírus HIV. Nenhum dos estupradores usou preservativo.
Como agir em caso de estupro
Se você for vítima de estupro ou estiver auxiliando uma pessoa que tenha sido estuprada, os passos a serem seguidos são um pouco diferentes das dicas gerais fornecidas anteriormente.
É importante lembrar que o crime de estupro é qualquer conduta, com emprego de violência ou grave ameaça, que atente contra a dignidade e a liberdade sexual de alguém. O elemento mais importante para caracterizar esse crime é a ausência de consentimento da vítima. Portanto, forçar a vítima a praticar atos sexuais, mesmo que sem penetração, é estupro (ex: forçar sexo oral ou masturbação sem consentimento).

Uma pessoa que tenha passado por esta situação normalmente encontra-se bastante fragilizada, contudo, há casos em que a vítima só se apercebe do ocorrido algum tempo depois. Em ambos os casos, é muito importante que a vítima tenha apoio de alguém quando for denunciar o ocorrido às autoridades, pois relatar os fatos costuma ser um momento doloroso. Infelizmente, apesar da fragilidade da vítima é importante que ocorra a denúncia para que as autoridades possam tomar conhecimento do ocorrido e agir para a responsabilização do agressor.
Antes da reforma do Código Penal em setembro de 2018, alguns casos de estupro só podiam ser denunciados pela própria vítima. Isso mudou, o que significa que se outra pessoa denunciar um estupro e tiver provas, o Ministério Público poderá processar o caso mesmo que o denunciante não tenha sido a própria vítima.
Veja também: Após ser atacada ao denunciar estupro, Daisy Coleman comete suicídio
< a href="https://catracalivre.com.br/cidadania/mulher-sofre-estupro-coletivo-no-interior-de-sp/"> Mulher sofre estupro coletivo no interior de SP publicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário