terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Louis Pasteur, gênio da medicina, ganha exposição interativa no Sesc

Já pensou se toda vez que você tomasse seu leitinho ficasse doente por causa de uma bactéria monstra? Foi graças ao francês Louis Pasteur (1822-1895) que você pode tomar seu copão de leite com chocolate sem se preocupar! Isso porque ele inventou o método da pasteurização para acabar com contaminação causada por micro-organismos em bebidas como leite, cerveja, sucos e até xaropes!

E agora você tem a chance de aprender mais sobre essa e outras descobertas desse pesquisador francês, conhecido como um dos criadores da Microbiologia. Na exposição interativa “Pasteur, o Cientista”, no Sesc Interlagos, todo o universo do médico cientista pode ser desvendado. E o melhor: é GRÁTIS!

A mostra é dividida em seis atos – como se fosse uma peça de teatro – e reúne vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos. Esses ambientes apresentam em ordem cronológica as principais descobertas de Pasteur e como ele revolucionou a medicina.

Logo na entrada os visitantes são recebidos por um busto de Pasteur com projeções em videomapping (com imagens em 3D). A voz de Marie Pasteur narra ao fundo a trajetória do marido. A projeção de quadros pintados pelo pesquisador entre os 13 e os 20 anos revela que ele também tinha habilidades para as artes.

No “Ato 1 – Cristais e Dissimetria (1847-1857)”, você precisa resolver, a partir de vídeos, experiências óticas e um jogo de classificação – um enigma químico: como cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagem à luz de forma diferente?

Mas assim não vale, tá?

A partir de microscópios e jogos você conhece no “Ato 2 – Fermentações (1857-1876)” um pouco sobre o método da pasteurização, responsável por solucionar problemas de contaminação nas indústrias da cerveja, do vinho e dos laticínios.

Louis Pasteur descobriu a vacina contra raiva, que era incurável e matou milhares de pessoas antes do século 19

Em uma vitrine mágica, você descobre, no “Ato 3 – Gerações Espontâneas? (1859-1986)”, como Louis Pasteur mostrou para o mundo que os seres vivos não surgiam espontaneamente a partir da matéria orgânica ou inorgânica como se acreditava até a época. Para isso, ele provou a existência de micro-organismos.

‘No “Ato 4 – Doenças dos Bichos-da-seda (1865-1869)”, você aprende como o homenageado salvou a industria da seda, eliminando doenças nos insetos produtores. Para entender esse método, são expostos equipamentos da época, maquetes e dioramas.

A descoberta da vacina contra a raiva, que até então era incurável, é um dos temas do “Ato 5 – Doenças Infecciosas e Vacinas (1876-1895)”. Nesse ambiente, que reproduz uma fazenda, você conhece essa descoberta a partir de jogos sobre as vacinas, filmes e maquetes.

Para encerrar essa jornada, o “Epílogo – Pasteur e o Brasil”, mostra as trocas de correspondências entre Pasteur e D.Pedro II, a tentativa do monarca de trazer o pesquisador ao país e a como essa relação contribuiu para a criação do Instituto Pasteur, um dos maiores centros de referência do mundo na pesquisa por vacinas.

Você pode conferir a exposição “Pasteur, o Cientista” no Sesc Interlagos, entre 6 de fevereiro e 26 de julho, com visitação de quarta a domingo, das 10h às 17h. A mostra estreou em Paris em 2017 e o Brasil é o primeiro país depois da França a recebê-la. Quanta honra!

Já marcou o rolê, Beakman?😆

Mais um mestre para conhecer: confira a mega exposição sobre o mestre Leonardo da Vinci:

Veja também: Exposição de Leonardo Da Vinci marca nova fase do MIS-SP


< a href="https://catracalivre.com.br/agenda/exposicao-louis-pasteur-sesc-interlagos-sp/"> Louis Pasteur, gênio da medicina, ganha exposição interativa no Sesc publicado primeiro em como se vestir bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário